Receita de Batata Hasselback na Air Fryer

Receita de Batata Hasselback na Air Fryer ,  o resultado é...

Fino do Bino - 5 de janeiro de 2022

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

5 Porções


FAVORITOS

217


CHEFF

Luiza


Hoje temos por aqui Receita de Batata Hasselback na Air Fryer que Luiza veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receita de Hoje para seus convidados. A receita pode render até 5 Porções e é muito simples de fazer...

Receita de Batata Hasselback na Air Fryer ,  o resultado é meio batata assada, meio batata frita ao mesmo tempo, pois  ela fica crocante por fora e macia por dentro, humm. Como a batata é cortada em lâminas finas o tempero consegue penetrar no centro. E essa junção de temperos com o crocante e o macio é alucinante de bom. Eu arrisco dizer que é uma das batatas mais gostosas que eu já comi nos últimos tempos.

Além de muito, mas muito fácil de fazer, porque ela é assada na air fryer, bem pá pum de fazer mesmo. Mas é claro que você também pode fazer no forno, caso preferir. A única diferença é o tempo do preparo. As batatas hasselback preparadas na air-fryer levam em média a metade do tempo do que ao forno e lembrando que esse tempo pode variar conforme a air-fryer e o forno de cada um. Abaixo segue os dois modos de fazer e ambos ela fica deliciosa.

Como curiosidade as Batatas Hasselback (ou Batata à la Hasselbacken) foram criadas pela primeira vez na década de 50 em um restaurante chamado Hasselbacken em Estocolmo, na Suécia, de onde o nome se originou.

 

  • 5 ou 6 batatas médias com casca cortada em lâminas fininhas, sem ir até o fim, afim de que a batata permaneça inteira, com as lâminas unidas entre si. (veja o video)
  • 5 dentes de alho inteiros e com casca, amassados com a ponta da faca. (um para cada batata)
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Quanto baste de azeite
  • 5 ramos de alecrim (um para cada batata) ou salsa ou qq outro tempero da sua preferência

Ingredientes Para Receita de Batata Hasselback na Air Fryer

  • 5 ou 6 batatas médias com casca cortada em lâminas fininhas
  • 5 dentes de alho inteiros e com casca, amassados
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • 1 ramos de alecrim para cada batata

Como Fazer Receita de Batata Hasselback na Air Fryer


Batatas

Em primeiro lugar lave as batatas em água corrente e depois seque-as com um pano ou papel absorvente.


Cortar

Depois com ajuda de uma faca afiada, corte em lâminas finas


Temperar

Agora é só temperar com sal marinho, pimenta do reino, azeite, alhos inteiros com casca e amassados com o cabo da faca e raminhos de alecrim. Use para cada batata um dentre de alho e um ramo de alecrim. Lembre-se sempre de besuntar o alecrim no azeite


Air fryer:

Por fim leve as batatas no cesto da air fryer pré aquecida em temperatura média 175ºCelsius por 3 minutos. Depois ainda em temperatura média, afim de que elas cozinhem por dentro e ao mesmo tempo que assem por fora cozinhe as batatas por 20 minutos. Depois abra o cesto e regue co


Azeite

Depois abra o cesto e regue com um pouco mais de azeite (ou manteiga) assim elas não ressecam. Então feche o cesto e deixe assar novamente por mais 20 minutos ou até você perceber que elas estão macias por dentro e douradas e crocantes por fora.


Forno

Mesmo preparo, só que ao invés de levar na air-fryer você coloca em uma assadeira no forno a 220° Celsius por 1he30minutos ou até você perceber que elas estão crocantes por fora e macias por dentro.


Informações Complementares

Variação de Tempero:

Neste preparo eu usei azeite, mas você também pode variar com manteiga derretida (ou ghee) .

Optei pelo azeite porque eu acho que ele combina muito com o alecrim e alho, mas adoro variar com manteiga derretida. Isso porque ela da um toque amanteigado no centro muito gostoso também. Quando faço com manteiga, gosto de amassar o alho e mistura-lo com a manteiga derretida com salsinha picada e outro tempero que você preferir.

Ela também fica deliciosa assim e aqui você já tem de brinde mais uma variação da mesma receita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *